Publicações Técnicas

Este Post é dedicado a divulgação de materiais referentes a pesquisas na fungicultura visando apresentar técnicas e alternativas para a melhoria da qualidade e produtividade das variedades. Para cada artigo técnico-científico aqui contido, apresentamos uma rápida referência do assunto extraída do texto original e disponibilizamos o material em sua integra com a devida referência dos autores e responsáveis pelos estudos.





RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA NA PRODUÇÃO DE NOVOS SUBSTRATOS PARA O CULTIVO DO COGUMELO Ganoderma lucidum


Este estudo objetivou avaliar o potencial de três resíduos da indústria cervejeira (bagaço de malte, fermento e proteína) na suplementação de substratos para o cultivo de duas linhagens de Ganoderma lucidum (FF e M). Verificou-se que para a linhagem FF de G. lucidum, o substrato que proporcionou o melhor desempenho de massa foi o suplementado com bagaço de malte (BM), resultando em uma média de 48,3g. Portanto, concluiu-se que, dentre os resíduos de cervejaria avaliados, o bagaço de malte foi o mais recomendado para o cultivo de G. lucidum.


Veja a publicação na integra abaixo.

ARTIGO PUBLICADO
.pdf
Download PDF • 557KB

BAGAÇO DE MALTE COMO SUPLEMENTO NUTRICIONAL NO CULTIVO DE Pleurotus ostreatus


O estudo objetivou avaliar o uso do bagaço de malte para cultivar duas linhagens de P. ostreatus (MB e SB), avaliando a caracterização química dos substratos, a massa e o número de cachos produzidos. Os resultados sugerem que suplementar o substrato com bagaço de malte pode afetar características químicas do substrato. A suplementação com até 10% de bagaço de malte, em comparação com a suplementação tradicional (farelo de trigo), não afetou significativamente a massa produzida pelo P. ostreatus, mas diminuiu o número de cachos. A linhagem SB obteve desempenho agronômico superior à linhagem MB.


Veja a publicação na integra abaixo.

ARTIGO PUBLICADO1
.pdf
Download PDF • 952KB

PRODUÇÃO DE Lentinula edodes EM TORAS DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus grandis E Eucalyptus urophylla


O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade de cinco linhagens de Lentinula edodes (LE-240, LE-241, LE-243, LE-244 e BP-245), e avaliar e comparar seu valor nutricional, inteiros ou em partes, produzidos em toras de um clone de eucalipto. O presente estudo evidencia a importância da escolha de uma linhagem adaptada às condições climáticas da região de cultivo, pois as linhagens podem diferir em produtividade e qualidade nutricional.


Veja a publicação na integra abaixo.

ARTIGO PUBLICADO2
.pdf
Download PDF • 260KB

ORGANIC RESIDUES FROM AGRICULTURAL AND FOREST COMPANIES IN BRAZIL AS USEFUL SUBSTRATES FOR CULTIVATION OF THE EDIBLE MUSHROOM Pleurotus ostreatus


This study demonstrated that eucalyptus bark, an alternative organic residual discarded in large quantities by wood companies, is a prominent raw material with potential for the production of oyster mushroom (Pleurotus ostreatus), which surpasses the conventional formula (eucalyptus sawdust) in terms of mushroom yield, number of fruiting bodies and biological efficiency. This study also demonstrated that the concentration of organic residues used in the growth medium influences the performance of the substrate and suggests that N- and lignin-rich agroindustrial wastes could be relevant novel substrates to production of mushrooms, such as P. ostreatus.


Veja a publicação na integra abaixo.

lam.13580 (2)
.pdf
Download PDF • 275KB

CRESCIMENTO MICELIAL DE Pleurotus ostreatus EM SUBSTRATOS SUPLEMENTADOS COM BAGAÇO DE MALTE


Para o cultivo in vitro do cogumelo comestível Pleurotus ostreatus é possível utilizar diferentes suplementações a base de resíduos agroindustriais, como cascas, farelos, bagaços, entre outros. Todavia, a literatura carece de estudos sobre a utilização de bagaço de malte como suplementação no meio de cultura para o cultivo desse cogumelo. Esse resíduo é gerado em grande volume pela indústria cervejeira, e sua utilização pode ser uma maneira efetiva de suplementação de substrato para o cultivo de fungos comestíveis. Conclui-se que o P. ostreatus foi capaz de se desenvolver em todos os substratos suplementados com o bagaço de malte, mas é fundamental considerar as necessidades de cada linhagem adequando as proporções a serem utilizadas nos substratos para o cultivo.


Veja a publicação na integra abaixo.

SILVA et al_2021
.pdf
Download PDF • 330KB

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE CERVEJARIA COMO SUBSTRATO ALTERNATIVO PARA A PRODUÇÃO DE Ganoderma lucidum


O Ganoderma lucidum (Fr.) Krast é um basidiomiceto pertencente à família Ganodermataceae, cuja produção é de crescente interesse devido às suas propriedades medicinais. Entretanto, a maior parte das pesquisas publicadas no Brasil em periódicos científicos está relacionada às propriedades nutracêuticas e medicinais do G. lucidum e muito pouco diz respeito à tecnologia de cultivo. Assim, analisar a potencialidade do bagaço de malte, um resíduo proveniente da indústria cervejeira, no cultivo do G. lucidum é uma forma de viabilizar o uso deste material para a produção de um alimento de alto valor agregado (cogumelo). Assim, concluiu-se que o bagaço de malte, nas condições experimentais propostas, pode ser utilizado como suplemento até uma proporção de 15%, mantendo assim uma produtividade satisfatória de G. lucidum.


Veja a publicação na integra abaixo.

ARTIGO PUBLICADO_ANA CHIMINI
.pdf
Download PDF • 388KB

PROSPECÇÃO E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DE LINHAGENS COMERCIAIS DE SHIITAKE


O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar o crescimento micelial in vitro de quatro linhagens comerciais de Lentinula edodes (LE-241, LE-242, LE-243 e LE-244) em meio de cultura à base de serragem de eucalipto, suplementado com bagaço de malte ou farelo de trigo. O desenvolvimento de todas as linhagens foi maior no substrato suplementado com bagaço de malte. Sendo assim, a utilização do bagaço de malte para o crescimento micelial é uma alternativa viável à suplementação tradicional com farelo de trigo.


Veja a publicação na integra abaixo.

4037-Texto do artigo-17943-1-10-20210521
.pdf
Download PDF • 603KB

INFLUÊNCIA DO SUBSTRATO UTILIZADO COMO MICÉLIO NA PRODUÇÃO DE DIFERENTES LINHAGENS DE Lentinula edodes


A utilização de micélio adequado e de qualidade é de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico, científico e social da fungicultura no Estado de São Paulo e no Brasil, a qual segue a mesma linha de pensamento do projeto coordenado pelo Prof. Dr. Diego Cunha Zied, docente da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT), na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Dracena. A empresa Funghi & Flora vem demonstrando um crescimento expressivo no cenário nacional da fungicultura e junto disto a preocupação em fornecer micélio de qualidade, atendendo todas as demandas nutricionais necessária para o metabolismo fúngico, da espécie Lentinula edodes, conhecido popularmente por shiitake.


Veja a publicação na integra abaixo.

Relatorio final
.pdf
Download PDF • 2.44MB

I CONVENCIÓN INTERNACIONAL PARA LA PRODUCCIÓN DE HONGOS COMESTIBLES Y MEDICINALES - 22-23 Noviembre de 2018 - Buenos Aires, Argentina


Programa y libro de resúmenes.


Veja material completo deste evento abaixo.

2018 11 18 PROGRAMA Y LIBRO DE RESÚMENES
.pdf
Download PDF • 1.75MB

Poster: European and asiatic strains of Lentinula edodes submitted to production with Brazilian axenic substrate

Poster
.pdf
Download PDF • 365KB